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Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticos

Garbage, solid waste and recycling: a comparative analysis of teaching resources

Resumos

Este trabalho faz uma análise comparativa do tema dos resíduos sólidos em recursos didáticos impressos (livros didáticos, livros paradidáticos e artigos de revista) dirigidos ou assimiláveis pela faixa etária das séries iniciais do ensino fundamental. O destaque da análise é dado à natureza dos conhecimentos sobre resíduos sólidos e lixo veiculados nos textos. Discute-se a problematização da quantidade de lixo, o conceito e tempos de degradação dos materiais, a reciclagem, proposta como solução preferencial para a questão, e algumas inadequações e ausências encontradas nos recursos didáticos. Constataram-se problemas quanto à natureza dos conhecimentos veiculados ou ausentes nos três tipos de recursos didáticos examinados. Esta análise pode contribuir para uma perspectiva mais crítica de educadores envolvidos com a temática ambiental e em particular com o tema dos resíduos sólidos.

educação ambiental; resíduos sólidos; reciclagem


This article makes a comparative analysis of the subject of solid waste in printed didactic resources (textbooks, children's books and magazine articles) addressed to or possible of being understood by students of Elementary school. The focus of the analysis is given to the nature of the knowledge about solid waste present in the texts. We discuss the problem of amount of garbage, recycling proposed as the main solution to this problem, the concept of decaying of materials and some mistakes and absences found in the texts. We identified problems related to the nature of knowledge or absences in the three types of texts. This analysis may contribute to enhance a more critical perspective for educators involved with environmental education and particularly with the subject of solid waste, when selecting didactic resources or implementing educational programs.

envrionmental education; solid waste; recycling


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticos* * Este trabalho teve o financiamento da Capes e do CNPq e uma versão inicial (resumida) foi apresentada e encontra-se nos Anais do VII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia/ I Simpósio Latino-Americano da International Organization for Science and Technology Education, realizado em São Paulo, em fevereiro de 2000. 1 Conforme proposto por LOGAREZZI (2003), diferenciamos lixo e resíduos. Enquanto os resíduos são as sobras das atividades humanas passíveis de reciclagem, o lixo é o que remanesce dessas atividades e é jogado fora. Ao primeiro associamos valores sociais, econômicos e ambientais, ao passo que no segundo nenhum desses valores potenciais é mantido. 2 Optamos por incluir dentre os paradidáticos o texto da Ciência Hoje das Crianças (CHC) por julgarmos que suas características são mais próximas deste tipo de recurso do que de artigos de revista. 3 Em particular os não-renováveis, como petróleo, matéria-prima dos plásticos e metais, mas também os renováveis, como água, madeira e areia (usada na fabricação do vidro). 4 Causado pela liberação de gases que superaquecem a Terra, principalmente o dióxido de carbono, proveniente da queima de combustíveis fósseis usados nas indústrias e veículos. Outros gases também contribuem para o efeito estufa, como os clorofluorcarbonetos, gerados em certos processos, e o gás metano, liberado pela decomposição de matéria orgânica. 5 Sobre especificidades deste problema no Brasil, ver EMBRAPA, 1996. 6 Há materiais que contêm substâncias perigosas e que não se recomenda serem enterrados, pois podem contaminar as águas subterrâneas ou o solo, como pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, tintas, embalagens de agrotóxicos e frascos de aerossóis. Tais materiais só deveriam ser dispostos em aterros sanitários funcionando corretamente ou aterros específicos para produtos perigosos (JARDIM et al., 1995). 7 Um aterro sanitário é uma obra de engenharia. O solo é geralmente escavado e preparado com uma manta de plástico grosso e uma camada de argila, para deixá-lo impermeável. Após a deposição do lixo, este é compactado por máquinas e coberto com terra ou outro material inerte. Há canaletas para escoamento das águas pluviais e o chorume deve ser escoado para tanques, com solo também impermeabilizado, e submetido a tratamento. Os gases gerados da decomposição dos resíduos são liberados por tubulações em que são queimados. É preciso atender a especificações quanto ao local de construção do aterro, mantendo distância de leitos de rios e córregos. 8 Os lixões a céu aberto recebem os resíduos sem destinar a eles nenhum tipo de proteção do solo, ar e água. 9 No aterro controlado, o lixo é compactado e coberto com terra ou material inerte. Mas não há impermeabilização do solo, escoamento de águas pluviais e tratamento do chorume. ou pluviais. Os lixões e aterros controlados são também responsáveis pela poluição do solo, do ar e visual. 10 Ver, para se ter um quadro mais completo dos impactos ambientais decorrentes da reciclagem, GRIMBERG e BLAUTH, 1998, p. 13. 11 Sobre as atividades da Dow Química e dioxinas, ver www.greenpeaceusa.org/toxics/

Garbage, solid waste and recycling: a comparative analysis of teaching resources

Heloisa Sisla Cinquetti

Doutora, pesquisadora e professora junto ao Departamento de Metodologia de Ensino, da Universidade Federal de São Carlos

RESUMO

Este trabalho faz uma análise comparativa do tema dos resíduos sólidos em recursos didáticos impressos (livros didáticos, livros paradidáticos e artigos de revista) dirigidos ou assimiláveis pela faixa etária das séries iniciais do ensino fundamental. O destaque da análise é dado à natureza dos conhecimentos sobre resíduos sólidos e lixo veiculados nos textos. Discute-se a problematização da quantidade de lixo, o conceito e tempos de degradação dos materiais, a reciclagem, proposta como solução preferencial para a questão, e algumas inadequações e ausências encontradas nos recursos didáticos. Constataram-se problemas quanto à natureza dos conhecimentos veiculados ou ausentes nos três tipos de recursos didáticos examinados. Esta análise pode contribuir para uma perspectiva mais crítica de educadores envolvidos com a temática ambiental e em particular com o tema dos resíduos sólidos.

Palavras-chave: educação ambiental, resíduos sólidos, reciclagem.

ABSTRACT

This article makes a comparative analysis of the subject of solid waste in printed didactic resources (textbooks, children's books and magazine articles) addressed to or possible of being understood by students of Elementary school. The focus of the analysis is given to the nature of the knowledge about solid waste present in the texts. We discuss the problem of amount of garbage, recycling proposed as the main solution to this problem, the concept of decaying of materials and some mistakes and absences found in the texts. We identified problems related to the nature of knowledge or absences in the three types of texts. This analysis may contribute to enhance a more critical perspective for educators involved with environmental education and particularly with the subject of solid waste, when selecting didactic resources or implementing educational programs.

Key-words: environmental education, solid waste, recycling.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 10 fev. 2004

Texto aprovado em 23 abr. 2004

Muito do que aprendi sobre minimização de resíduos e intervenções educativas deveu-se ao atendimento sempre solícito, paciente e competente do Programa USP Recicla, em especial da educadora Patrícia Cristina Silva Leme, a quem agradeço as conversas, os materiais, as indicações de leituras e sugestões para uma versão inicial deste texto.

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  • *
    Este trabalho teve o financiamento da Capes e do CNPq e uma versão inicial (resumida) foi apresentada e encontra-se nos Anais do VII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia/ I Simpósio Latino-Americano da International Organization for Science and Technology Education, realizado em São Paulo, em fevereiro de 2000.
    1 Conforme proposto por LOGAREZZI (2003), diferenciamos lixo e resíduos. Enquanto os resíduos são as sobras das atividades humanas passíveis de reciclagem, o lixo é o que remanesce dessas atividades e é jogado fora. Ao primeiro associamos valores sociais, econômicos e ambientais, ao passo que no segundo nenhum desses valores potenciais é mantido.
    2 Optamos por incluir dentre os paradidáticos o texto da
    Ciência Hoje das Crianças (CHC) por julgarmos que suas características são mais próximas deste tipo de recurso do que de artigos de revista.
    3 Em particular os não-renováveis, como petróleo, matéria-prima dos plásticos e metais, mas também os renováveis, como água, madeira e areia (usada na fabricação do vidro).
    4 Causado pela liberação de gases que superaquecem a Terra, principalmente o dióxido de carbono, proveniente da queima de combustíveis fósseis usados nas indústrias e veículos. Outros gases também contribuem para o efeito estufa, como os clorofluorcarbonetos, gerados em certos processos, e o gás metano, liberado pela decomposição de matéria orgânica.
    5 Sobre especificidades deste problema no Brasil, ver EMBRAPA, 1996.
    6 Há materiais que contêm substâncias perigosas e que não se recomenda serem enterrados, pois podem contaminar as águas subterrâneas ou o solo, como pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, tintas, embalagens de agrotóxicos e frascos de aerossóis. Tais materiais só deveriam ser dispostos em aterros sanitários funcionando corretamente ou aterros específicos para produtos perigosos (JARDIM et al., 1995).
    7 Um aterro sanitário é uma obra de engenharia. O solo é geralmente escavado e preparado com uma manta de plástico grosso e uma camada de argila, para deixá-lo impermeável. Após a deposição do lixo, este é compactado por máquinas e coberto com terra ou outro material inerte. Há canaletas para escoamento das águas pluviais e o chorume deve ser escoado para tanques, com solo também impermeabilizado, e submetido a tratamento. Os gases gerados da decomposição dos resíduos são liberados por tubulações em que são queimados. É preciso atender a especificações quanto ao local de construção do aterro, mantendo distância de leitos de rios e córregos.
    8 Os lixões a céu aberto recebem os resíduos sem destinar a eles nenhum tipo de proteção do solo, ar e água.
    9 No aterro controlado, o lixo é compactado e coberto com terra ou material inerte. Mas não há impermeabilização do solo, escoamento de águas pluviais e tratamento do chorume. ou pluviais. Os lixões e aterros controlados são também responsáveis pela poluição do solo, do ar e visual.
    10 Ver, para se ter um quadro mais completo dos impactos ambientais decorrentes da reciclagem, GRIMBERG e BLAUTH, 1998, p. 13.
    11 Sobre as atividades da Dow Química e dioxinas, ver
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      04 Mar 2015
    • Data do Fascículo
      Jun 2004

    Histórico

    • Aceito
      23 Abr 2004
    • Recebido
      10 Fev 2004
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