Open Journal Systems

Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticos

Heloisa Sisla Cinquetti

Resumo



Este trabalho faz uma análise comparativa do tema dos resíduos sólidos
em recursos didáticos impressos (livros didáticos, livros paradidáticos e
artigos de revista) dirigidos ou assimiláveis pela faixa etária das séries
iniciais do ensino fundamental. O destaque da análise é dado à natureza
dos conhecimentos sobre resíduos sólidos e lixo veiculados nos textos.
Discute-se a problematização da quantidade de lixo, o conceito e tempos
de degradação dos materiais, a reciclagem, proposta como solução preferencial
para a questão, e algumas inadequações e ausências encontradas
nos recursos didáticos. Constataram-se problemas quanto à natureza dos
conhecimentos veiculados ou ausentes nos três tipos de recursos didáticos
examinados. Esta análise pode contribuir para uma perspectiva mais
crítica de educadores envolvidos com a temática ambiental e em particular
com o tema dos resíduos sólidos.

Garbage, solid waste and recycling: a comparative analysis of teaching resources

Abstract


This article makes a comparative analysis of the subject of solid waste in
printed didactic resources (textbooks, childrens books and magazine
articles) addressed to or possible of being understood by students of
Elementary school. The focus of the analysis is given to the nature of the
knowledge about solid waste present in the texts. We discuss the problem
of amount of garbage, recycling proposed as the main solution to this
problem, the concept of decaying of materials and some mistakes and
absences found in the texts. We identified problems related to the nature
of knowledge or absences in the three types of texts. This analysis may
contribute to enhance a more critical perspective for educators involved
with environmental education and particularly with the subject of solid
waste, when selecting didactic resources or implementing educational
programs.


Palavras-chave


educação ambiental; resíduos sólidos; reciclagem; environmental education; solid waste; recycling.

Texto completo:

PDF DOI