Open Journal Systems

Visão de mães sobre o processo educativo dos filhos com Síndrome de Down

Benedita Cruz Macedo, Lúcia de Araújo Ramos Martins

Resumo



Este artigo sintetiza dados de uma investigação realizada em Natal/ RN, a
respeito da visão de mães sobre o filho com Síndrome de Down e sua
educação, em escolas regulares, assim como analisa a sua participação no
processo educativo e as expectativas em relação ao seu futuro. Para tanto,
utilizou-se uma abordagem qualitativa, com vistas à melhor compreensão
da problemática estudada. Empregou-se, como instrumento de coleta de
informações, a entrevista estruturada. A partir das informações coletadas
e analisadas, apreende-se que as mães, ao optarem pela escola regular,
buscaram oferecer o melhor para seus filhos em termos educacionais. De
forma geral, evidenciaram uma visão otimista sobre eles e crença em suas
possibilidades, o que as fez buscar investir, de forma mais acentuada, na
sua educação, visando ao seu crescimento pessoal, assim como ao seu desenvolvimento
cognitivo e social.

Mothers views on their children with Down Syndrome in relation to the educational process

Abstract


This article presents the results of an invesigation carried out in Natal/
RN, which aimed at identifying mothers views on her son/daughter with
Down syndrome, as well as his/her integration in the regular school system. It also analyses each mothers participation in her son/daughters educational
process, and her expectations in relation to his/her future. In the study, a
qualitative approach was adopted, aiming at a clearer understanding of
the problem under consideration. The data collection instrument adopted
was the structured interview. The analysis of the collected data suggests
that the mothers choice for the regular school system reflected an
endeavour to provide their children with the best educational alternative.
In general, the mothers showed an optimistic view of their children and
confidence in their possibilities, which motivated them to make a significant
investment on their education, aiming at their personal growth and social
and cognitive development.


Palavras-chave


mães; Síndrome de Down; educação inclusiva; mothers; Down Syndrome; inclusive education.

Texto completo:

PDF DOI