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Educação e surdez: o papel do ensino na visão de professores

Ana Dorziat

Resumo



O ensino de surdos foi, por longo período, baseado num modelo médico
em que prevaleciam técnicas fonoaudiológicas para o desenvolvimento
da expressão oral. Os aspectos relacionados ao ensino foram sempre relegados
a segundo plano. Atualmente, com a valorização da língua de sinais
nas escolas, os professores mudam de papel, de terapeutas para educadores,
e, nessa mudança, carregam consigo concepções de ensino que
vão influir, direta ou indiretamente, sobre suas práticas. Entendendo a
importância de fomentar reflexões educacionais mais profundas na área,
desenvolvi um estudo em uma escola pública de surdos, buscando investigar,
a partir de entrevistas, as concepções de ensino externalizadas pelas
professoras. Os dados revelaram noções pragmáticas de ensino, evidenciando
a necessidade de uma profunda reorganização conceitual, filosófica
e prática nessa área.

Education and deafness: the teaching in the teachers´ vision

Abstract


The teaching of the deaf has long been based on a medical model in which
phonoaudiological techniques to develop oral expression prevailed. The
aspects related to teaching have always been relegated to second plan. Nowadays, due to the valorization of sign language in schools, teachers
change their roles from therapists to educators, and with this change they
carry on teaching concepts that will influence their practices directly or
indirectly. Understanding the importance of stimulating deeper educational
reflections in this field, I have developed a study in a public school for the
deaf, trying to investigate, through interviews, the teaching concepts
externalized by the teachers. The information collected revealed pragmatic
teaching notions, evidencing the need of a profound conceptual,
philosophical and practical organization in this field.


Palavras-chave


ensino; surdez; professor; teaching; deafness; teacher.

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