Open Journal Systems

Educação intercultural, gênero e movimentos sociais no Brasil

Reinaldo Matias Fleuri

Resumo



Como vêm se construindo no Brasil processos sociais de garantia de igualdade
de direitos e de direito à diferença nas relações étnicas, de gênero,
geracionais, assim como nos campos da ecologia e do associativismo? Esta
tensão entre igualdade e diferença, unidade e pluralidade se constitui na
problemática central em torno da qual se configura o desenvolvimento das
redes de cooperação científica e social, potencializado pelo Projeto Rizoma.
Este projeto, constituído no âmbito do Plano Sul de Pesquisa e Pós-Graduação
(financiado pelo CNPq e Funcitec em 2001-2003), foi mobilizado
polissemicamente por quatro Núcleos de Pesquisa. Mediante suas atividades,
que culminaram na organização de um seminário internacional, o Projeto
Rizoma focaliza o caráter multidimensional e complexo da interação entre
sujeitos de identidades culturais diferentes. Busca desenvolver concepções e
propostas que favoreçam o enfrentamento dos conflitos sociais, na direção
de superação das estratégias socioculturais geradoras de discriminação, de
exclusão ou de sujeição que vêm se manifestando no mundo globalizado, nas
relações entre nações, entre etnias, entre classes sociais, entre gerações, entre
religiões, entre movimentos sociais e, de modo particular, nas relações
interculturais e de gênero. As pesquisas e os debates desenvolvidos evidenciam
novas perspectivas epistemológicas que permitem o entendimento do
hibridismo e da ambivalência, ou seja, dos contextos intersticiais que constituem os campos identitários, subjetivos e coletivos, nas relações e nos processos
interculturais.

Intercultural education, genre and social movements in Brazil

Abstract


How had been built, in Brazil, the social processes of assurance of equality
rights and for the right of difference in relation to ethnic, genre and
intergeneration relationship, as well in the fields of ecology and of associative
organizations? This tension between equality and difference, unity and
plurality consists the central problematic related to the development of
scientific and social cooperation webs, which potentiality increases with the
Projeto Rizoma. This project is constituted in the area of South Plan of
Research and Post-graduation (financed by CNPq and Funcitec in 2001-
2003), and had been developed in a polissemic way by four Research core.
The Projeto Rizoma, whose activities culminated in the realization of a
international conference, focuses the multidimensional characteristic of the
interaction complex among people of different cultural identities. This project
also tries to develop conceptions and proposals that help to face up to social
conflicts, and address the overcoming of social and cultural strategies that
create discrimination, exclusion or subjecting, that can be seen manifested in
the recent globalization, in the relationship among nations, among ethnical
groups, among social classes, among generations, among religions, among
social movements, and, in a particular way, in the intercultural relations of
genre. The research and debates already developed, shown news
epistemological perspectives that perceives the comprehension of hybridism and ambivalence, in other words, the inner contexts that constitutes the
identity field, subjective an collective ones, in intercultural relations and
processes.


Palavras-chave


educação intercultural; gênero; movimentos sociais; economia solidária; identidade; diferença; mediações; intercultural education; genre; social movement; economic solidarity; identity; difference; mediations.

Texto completo:

PDF DOI