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Do saber "natural" ao saber elaborado: possibilidades via objetos geradores

From "natural" knowledge to elaborate knowledge: possibilities via generator objects

Resumos

Durante os últimos anos muito se tem discutido sobre novas tendências metodológicas para o Ensino Médio. Entre as várias concepções está a utilização de objetos geradores. Este artigo tem por objetivo apresentar uma forma de como se trabalhar esta abordagem, priorizando o processo dialógico como um agente mediador para a construção do saber científico.

ensino de física; objetos geradores; processo dialógico


During the last years many discussions have occurred about the new methodological tendencies in the high school. One of the several conceptions utilizes generator objects. This article presents a manner to work with this conception, emphasizing the dialogical process as a mediating agent for the construction of scientific knowledge.

physics teaching; generator objects; dialogical process


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

Do saber "natural" ao saber elaborado: possibilidades via objetos geradores

From "natural" knowledge to elaborate knowledge: possibilities via generator objects

Luiz Fernando PiresI; Carlos Henrique PiresII

IDoutorando e Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo. Endereço eletrônico: lfpires@cena.usp.br

IIProfessor de Física e Matemática da Rede publica e privada de Educação. E-mail: chpires@hotmail.com

RESUMO

Durante os últimos anos muito se tem discutido sobre novas tendências metodológicas para o Ensino Médio. Entre as várias concepções está a utilização de objetos geradores. Este artigo tem por objetivo apresentar uma forma de como se trabalhar esta abordagem, priorizando o processo dialógico como um agente mediador para a construção do saber científico.

Palavras-chave: ensino de física; objetos geradores, processo dialógico.

ABSTRACT

During the last years many discussions have occurred about the new methodological tendencies in the high school. One of the several conceptions utilizes generator objects. This article presents a manner to work with this conception, emphasizing the dialogical process as a mediating agent for the construction of scientific knowledge.

Key-words: physics teaching; generator objects; dialogical process.

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NOTAS DE REFERÊNCIAS

Texto recebido em 22 mai. 2002

Texto aprovado em 04 dez. 2002

1 Em setembro de 1987, a violação, por dois catadores de papel, de um cilindro metálico contendo cesio-137 - que fazia parte de um equipamento de radioterapia abandonado em um ferro velho - causou o maior acidente nuclear da história do Brasil [17].

2 A explosão de um dos reatores da usina nuclear de Chernobyl (Ucrânia), em 1986, fez com que fossem liberados para a atmosfera cerca de 50 milhões de curies de material radioativo [17].

3 Procedimento semelhante pode ser encontrado no trabalho de PIRES (2002) ao utilizar a temática energia.

4 O educador pode utilizar páginas da internet como a da Associação Brasileira de Energia Nuclear (http://www.aben.com.br) ou ainda endereços educativos: http://www.particleadventures.org (Física Moderna); http://physicsweb.org/TIPTOP/VLAB (Laboratório Virtual); http://www.labvirt.if.usp.br/institucional.asp (Laboratório Didático Virtual); http://www.webelements.com (tabela periódica); http://www.psrc-online.org (sitio da Associação Americana dos Professores de Física), como fonte de apoio para o preparo das práticas.

5 MOREIRA (2002) mostra uma forma de como a Física e a Literatura podem interagir atuando como facilitadores do ensino de Ciências.

  • [1] MOREIRA, M. A. Ensino de Física no Brasil: retrospectiva e perspectivas. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Carlos, v. 22, p. 94-99, 2000.
  • [2] MENEZES, L. C. Trabalho e visão de mundo: ciência e tecnologia na formação de professores. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 7, p. 75-81, 1998.
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  • [14] FREIRE, P. Pedagogia do oprimido Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
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  • [22] DELIZOICOV, D. N.; ANGOTTI, J. A. P. Física São Paulo: Cortez, 1992.
  • [23] PIRES, L. F. Possibilidades do desenvolvimento de uma cultura científica no ensino de Física e sua relação com a carga horária atual. Revista de Ciência da Educação, Campo Largo, v. 1, n. 1, p. 1-14, 2002.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 2003

Histórico

  • Aceito
    04 Dez 2002
  • Recebido
    22 Maio 2002
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