Acessibilidade / Reportar erro

Direção acadêmica: autonarrativa de um percurso

Academic direction: reflexions of a distance learning experience

Resumos

A construção do presente texto é resultado de observações realizadas no percurso das vivências de meu trabalho e de minha participação, nesses últimos dois anos, na implantação do Curso de Pedagogia - Séries Iniciais do Ensino Fundamental na modalidade de Educação a Distância, da Universidade Federal do Paraná, projeto este considerado como atenção essencial à promoção da igualdade de condições de formação e trabalho, enquanto política social de ampliação do acesso ao ensino superior e de formação de profissionais na área de Educação. Como autonarrativa, proponho trazer para o leitor aspectos da identidade do trabalho da direção acadêmica junto aos centros associados, construindo e consolidando espaços, tempos, sujeitos, saberes, práticas e relações, ações e sentidos ao saber saberes, ao saber ser e ao saber agir, sem cair em redes de engodo idealista. Tomamos como objeto de análise a dinâmica da relação teoriaprática nesta experiência constituinte com o curso.

direção acadêmica; pedagogia; educação a distância


The present text is the result of observations conducted during these last two years of work at the Federal University of Paraná on the implantation of a Distance Education undergraduate course in the field of Pedagogy with major in fundamental education. This project is aimed at promoting iqual opportunities in education and training as a social policy for opening ample acess to the university to profissionals on the field of education. Here I propose to address to the reader, issues related with the identity of an academic director at the associated learning center, who is responsible for building spaces, processes, subjects, knowledges, practices, relationships and meanings towards a knowledge that is imbeded on doing, being and acting. Without getting astray, I took as an object of analises, the dinamic relationship between practice and theory within the experience on the course in study.

academic direction; pedagogy; distance education


DOSSIÊ - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Direção acadêmica: autonarrativa de um percurso

Academic direction: reflexions of a distance learning experience

Fátima Aparecida Said

Mestre em Assistência de Enfermagem. Pedagoga e Professora da Licenciatura de Enfermagem na UFPR, membro do Núcleo de Educação a Distância NEAD/UFPR. E-mail: fatima.said@avalon.sul.com.br

RESUMO

A construção do presente texto é resultado de observações realizadas no percurso das vivências de meu trabalho e de minha participação, nesses últimos dois anos, na implantação do Curso de Pedagogia - Séries Iniciais do Ensino Fundamental na modalidade de Educação a Distância, da Universidade Federal do Paraná, projeto este considerado como atenção essencial à promoção da igualdade de condições de formação e trabalho, enquanto política social de ampliação do acesso ao ensino superior e de formação de profissionais na área de Educação. Como autonarrativa, proponho trazer para o leitor aspectos da identidade do trabalho da direção acadêmica junto aos centros associados, construindo e consolidando espaços, tempos, sujeitos, saberes, práticas e relações, ações e sentidos ao saber saberes, ao saber ser e ao saber agir, sem cair em redes de engodo idealista. Tomamos como objeto de análise a dinâmica da relação teoriaprática nesta experiência constituinte com o curso.

Palavras-chave: direção acadêmica, pedagogia, educação a distância

ABSTRACT

The present text is the result of observations conducted during these last two years of work at the Federal University of Paraná on the implantation of a Distance Education undergraduate course in the field of Pedagogy with major in fundamental education. This project is aimed at promoting iqual opportunities in education and training as a social policy for opening ample acess to the university to profissionals on the field of education. Here I propose to address to the reader, issues related with the identity of an academic director at the associated learning center, who is responsible for building spaces, processes, subjects, knowledges, practices, relationships and meanings towards a knowledge that is imbeded on doing, being and acting. Without getting astray, I took as an object of analises, the dinamic relationship between practice and theory within the experience on the course in study.

Key-words: academic direction, pedagogy, distance education

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 20 jan. 2003

Texto aprovado em 20 de mar. 2003

  • ASSMAN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes, 1998.
  • CAPRA, F. A teia da vida Uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.
  • DEMO, P. Educação profissional: desafio da competência humana para trabalhar. In: MTB-SEFOR (Org.), Educação profissional: debate da(s) competência(s). Brasília: Ministério do Trabalho, SEFOR,1997. p. 7-22.
  • FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Moraes, 1980.
  • NETO, E. P. C. Paradigmas da qualidade. Rio de Janeiro: Imagem, 1992.
  • ______ et al. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia - Séries Iniciais do Ensino Fundamental na Modalidade de Educação a Distância. Curitiba: Prograd/Nead/Setor de Educação, 2001.
  • SAID, F. A. Relatórios Técnicos da Direção Acadêmica do Centro Associado de Taquara (RS) Curitiba: Prograd/Nead/Setor de Educação/UFPR, 2000-2002.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 2003

Histórico

  • Aceito
    20 Mar 2003
  • Recebido
    20 Jan 2003
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br