Open Journal Systems

Direção acadêmica: autonarrativa de um percurso

Fátima Aparecida Said

Resumo



A construção do presente texto é resultado de observações realizadas no
percurso das vivências de meu trabalho e de minha participação, nesses
últimos dois anos, na implantação do Curso de Pedagogia - Séries Iniciais
do Ensino Fundamental na modalidade de Educação a Distância, da Universidade
Federal do Paraná, projeto este considerado como atenção essencial
à promoção da igualdade de condições de formação e trabalho,
enquanto política social de ampliação do acesso ao ensino superior e de
formação de profissionais na área de Educação. Como autonarrativa, proponho
trazer para o leitor aspectos da identidade do trabalho da direção
acadêmica junto aos centros associados, construindo e consolidando espaços,
tempos, sujeitos, saberes, práticas e relações, ações e sentidos ao
saber saberes, ao saber ser e ao saber agir, sem cair em redes de engodo
idealista. Tomamos como objeto de análise a dinâmica da relação teoriaprática
nesta experiência constituinte com o curso.

Academic direction: reflexions of a distance learning experience

Abstract


The present text is the result of observations conducted during these last
two years of work at the Federal University of Paraná on the implantation
of a Distance Education undergraduate course in the field of Pedagogy with major in fundamental education. This project is aimed at promoting
iqual opportunities in education and training as a social policy for opening
ample acess to the university to profissionals on the field of education.
Here I propose to address to the reader, issues related with the identity of
an academic director at the associated learning center, who is responsible
for building spaces, processes, subjects, knowledges, practices,
relationships and meanings towards a knowledge that is imbeded on doing,
being and acting. Without getting astray, I took as an object of analises,
the dinamic relationship between practice and theory within the experience
on the course in study.


Palavras-chave


direção acadêmica; pedagogia; educação a distância; academic direction; pedagogy; distance education

Texto completo:

PDF DOI