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O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador

The role of teachers and students as protagonists of a distance education model mediated by computers

Resumos

A aprendizagem no ambiente virtual utilizando as tecnologias de informação e de comunicação (TIC's) na Educação Aberta e a Distância (EAD) possibilita uma maior interação entre professor-alunos e alunos-alunos e uma mudança do perfil de ambos. Este artigo aborda uma breve explicação do significado de EAD, os protagonistas da educação virtual - professor e alunos - e os coadjuvantes - as direções e/ou coordenações, os supervisores pedagógicos, os orientadores educacionais, os bibliotecários, os pais, a família, os dirigentes do sistema educacional, os governantes, os legisladores. Traça-se então um comparativo entre o papel do professor tradicional e o professor da modalidade a distância, e entre o aluno tradicional e o aluno aprendiz. Apresenta algumas ferramentas que permitem uma relação de cooperação e de interação destacando a videoconferência.

educação aberta e a distância - EAD; professor; aluno; aprendiz; educador


The learning in the virtual environment using new technologies o long Distance Learning makes possible for a bigger interaction between professors and pupils and a change of profile on both. The article briefly explains the meaning of Distance Education and the virtual education's participants: students, professors, administrators, pedagogical supervisors, educational tutors, librarians, parents, governants and legislators. A comparative study is traced between the role of the traditional professor and the distance education's professor and between the traditional pupil and the distance learning's pupil. It presents some tools that allow a relationship of interaction and cooperation between them, enphasized by the videoconferência.

distance education; teacher; student; learner; educator


DOSSIÊ - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador

The role of teachers and students as protagonists of a distance education model mediated by computers

Liane Margarida Rockenbach TaroucoI; Eliane Lourdes da Silva MoroII; Lizandra Brasil EstabelIII

IDoutora em Engenharia Elétrica-Sistemas Digitais (EPUSP). Diretora do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação - CINTED/UFRGS. Pesquisadora e docente no Programa de Pós-Graduação Informática na Educação - UFRGS. Professora Titular do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: liane@penta.ufrgs.br

IIEspecialista em Informática na Educação - Educação a Distância/UFRGS, Aluna Especial do Doutorado em Informática na Educação - PGIE/UFRGS. Professora do Curso de Biblioteconomia - FABICO/UFRGS. E-mail: moro@adufrgs.ufrgs.br

IIIEspecialista em Informática na Educação - Educação a Distância/UFRGS, Aluna Especial do Doutorado em Informática na Educação - PGIE/UFRGS. Bibliotecária do Colégio Mãe de Deus e do Instituto Santa Luzia. E-mail: estabel@cpovo.net

RESUMO

A aprendizagem no ambiente virtual utilizando as tecnologias de informação e de comunicação (TIC's) na Educação Aberta e a Distância (EAD) possibilita uma maior interação entre professor-alunos e alunos-alunos e uma mudança do perfil de ambos. Este artigo aborda uma breve explicação do significado de EAD, os protagonistas da educação virtual - professor e alunos - e os coadjuvantes - as direções e/ou coordenações, os supervisores pedagógicos, os orientadores educacionais, os bibliotecários, os pais, a família, os dirigentes do sistema educacional, os governantes, os legisladores. Traça-se então um comparativo entre o papel do professor tradicional e o professor da modalidade a distância, e entre o aluno tradicional e o aluno aprendiz. Apresenta algumas ferramentas que permitem uma relação de cooperação e de interação destacando a videoconferência.

Palavras-chave: educação aberta e a distância - EAD, professor, aluno, aprendiz, educador.

ABSTRACT

The learning in the virtual environment using new technologies o long Distance Learning makes possible for a bigger interaction between professors and pupils and a change of profile on both. The article briefly explains the meaning of Distance Education and the virtual education's participants: students, professors, administrators, pedagogical supervisors, educational tutors, librarians, parents, governants and legislators. A comparative study is traced between the role of the traditional professor and the distance education's professor and between the traditional pupil and the distance learning's pupil. It presents some tools that allow a relationship of interaction and cooperation between them, enphasized by the videoconferência.

Key-words: distance education, teacher, student, learner, educator.

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Texto recebido em 20 jan. 2003

Texto aprovado em 20 de mar. 2003

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 2003

Histórico

  • Aceito
    20 Mar 2003
  • Recebido
    20 Jan 2003
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