Open Journal Systems

Um dia todos seremos Montag

Paulo Venturelli

Resumo



Partindo de conversa comum em que a menção de Guernica causou constrangimento,
pois as pessoas não conheciam o quadro, discutimos o caráter
educacional especializado, em que os campos gerais do conhecimento não
são valorizados. Isto denota falta de leitura que, quando praticada, é mero
consumo. A escola tenta desenvolver esta prática, mas erra na concepção do
ler e no não atendimento às necessidades do aluno. O professor não cumpre
o papel de mediador, nem mostra a leitura como superação de dogmas. É
urgente rever a política curricular, presa à cultura hegemônica. Assim, a
escola deve abrir-se ao multiculturalismo, revelar a flutuação dos conceitos
culturais. Na arte, tem de ensinar como esta não se faz cumprindo regras,
mas rompendo-as, ao lado do que, o aluno aprenderá que cultura é crise.
Percebendo isso, terá conhecimento de sua subjetividade como processo em
construção e cultura como interdependência. Arte não é sagrada.
Desmistificando mitos, o aluno está em condições de ser o modelador de sua
história, não apenas consumidor de alheias. Verá a angústia como deflagradora
de criatividade, impulso à superação de limites. Como a literatura perde
espaço na sociedade, torna-se esotérica, recomendamos seu abandono, em
nome de outras narrativas que ensinarão a sociedade como trançado de discursos.
Sensibilizado e consciente disto, o aluno então pode trabalhar o
literário como relação especial entre os discursos sociais.

One day we will be Montag

Abstract


This works starts with the analysis of an uncomfortable situation created, in
a occasional speech, by the mention to Guernica, since involved people
didnt know the picture. We discuss, here, the character of specialized
education, in which general areas of education are not valorized, what reveals
reading lack, which when is done it is just for consume. School tries to
develop this practice but commit mistakes in relation to its conception of
reading and do not understand learners necessities. Teachers do not play the
role of mediator, neither present reading as dogma overcoming. Its urgent to
review Curriculum policy, which is product of hegemonic culture. In this
way, school should open itself for multiculturalism and reveal the cultural
concepts fluctuation. In art, its to teach how it doesnt exist following rules
but break that ones, at the same time, learners will learn that culture is crisis.
After notice that, learners will know their subjectivity as a building process
and culture as interdependence. Art is not sacred. Demystifying myths, the
learner is in condition to be builder of his own history and not just a consumer
of other ones histories. The learner will see anguish as creativity outbreak
and impulse to limits overcome. As literature looses its place in society, it
becomes esoteric, and we recommend its abandon, in name of other narratives
that will teach society as discourse twisting. Tender-hearted and conscious
of that, learner can work then the literary as special relation among the social
discourses.


Palavras-chave


desmistificação; multiculturalismo; leitura não-literária; Demystification; multiculturalism; not-literary reading.

Texto completo:

PDF DOI