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O ensino de História no Paraná, na década de setenta: práticas de professores

Resumos

Neste artigo, é ressaltada a importância do resgate da memória de professores nas pesquisas sobre educação e apresenta-se o resultado da pesquisa realizada sobre o ensino de História nos anos setenta, no momento em que a referida disciplina estava diluída na área de Estudos Sociais. O objetivo da pesquisa realizada foi o de analisar como a reforma de ensino de 1971, conhecida como a Lei n.º 5692, atingiu o ensino de História paranaense, mais precisamente na cidade de Curitiba e Região Metropolitana, levando em conta, além das fontes escritas - tais como documentos oficiais e currículo -, os testemunhos orais de alguns professores de Estudos Sociais da época. Embora a metodologia utilizada tenha partido tanto de fontes escritas como orais, será dado destaque, neste artigo, à questão da reconstrução da memória das professoras que foram entrevistadas.

ensino de História; práticas de professores; memória


This article underscores the importance of recovering the teacher's memory in the studies concerning education and presents the results of a research performed regarding the teaching of History in the seventies, at a moment when this discipline was diluted in the area of Social Studies. The purpose of the study was to analyse how the teaching reform of 1971, known as Law n.º 5692, affected the teaching of History in the State of Paraná, more specifically in the city of Curitiba and its metropolitan area, taking into account, besides the written sources - such as official documents and curriculum -, the oral testimony of some teachers of Social Studies in that period. Although the applied methodology had developed from both written and oral sources, in this article prominency is given to the question of reconstructing the memory of the interviewed teachers.

teaching of History; teacher's practice; memory


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

O ensino de História no Paraná, na década de setenta: práticas de professores* * Este artigo é parte da dissertação de Mestrado defendida em dezembro de 1999, no curso de Pós-graduação em Educação, Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná, sob orientação da professora Doutora Serlei Maria Fischer Ranzi, intitulada O ensino de História no Paraná, na década de setenta: legislações e práticas.

Cláudia Regina Kawka Martins

Mestre em Educação, professora de História do Colégio Militar de Curitiba

RESUMO

Neste artigo, é ressaltada a importância do resgate da memória de professores nas pesquisas sobre educação e apresenta-se o resultado da pesquisa realizada sobre o ensino de História nos anos setenta, no momento em que a referida disciplina estava diluída na área de Estudos Sociais. O objetivo da pesquisa realizada foi o de analisar como a reforma de ensino de 1971, conhecida como a Lei n.º 5692, atingiu o ensino de História paranaense, mais precisamente na cidade de Curitiba e Região Metropolitana, levando em conta, além das fontes escritas - tais como documentos oficiais e currículo -, os testemunhos orais de alguns professores de Estudos Sociais da época. Embora a metodologia utilizada tenha partido tanto de fontes escritas como orais, será dado destaque, neste artigo, à questão da reconstrução da memória das professoras que foram entrevistadas.

Palavras chave: ensino de História, práticas de professores, memória

ABSTRACT

This article underscores the importance of recovering the teacher's memory in the studies concerning education and presents the results of a research performed regarding the teaching of History in the seventies, at a moment when this discipline was diluted in the area of Social Studies. The purpose of the study was to analyse how the teaching reform of 1971, known as Law n.º 5692, affected the teaching of History in the State of Paraná, more specifically in the city of Curitiba and its metropolitan area, taking into account, besides the written sources - such as official documents and curriculum -, the oral testimony of some teachers of Social Studies in that period. Although the applied methodology had developed from both written and oral sources, in this article prominency is given to the question of reconstructing the memory of the interviewed teachers.

Key words: teaching of History, teacher's practice, memory.

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    Este artigo é parte da dissertação de Mestrado defendida em dezembro de 1999, no curso de Pós-graduação em Educação, Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná, sob orientação da professora Doutora Serlei Maria Fischer Ranzi, intitulada
    O ensino de História no Paraná, na década de setenta: legislações e práticas.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      05 Mar 2015
    • Data do Fascículo
      Jun 2001
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