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Currículo e saberes docentes: o que aprendemos pesquisando leitura e escrita em três escolas de formação de professores

Resumos

O artigo se baseia em pesquisa sobre leitura e escrita de professores. Fundamenta-se na perspectiva da teoria crítica da cultura. Analisa a escrita e a leitura de futuros professores de três escolas de formação docente. Amplia a reflexão com questionamentos e recomendações a respeito de políticas públicas de formação de professores.

currículo; saberes docentes; políticas educacionais


This paper is based upon teacher's research on readings and writing. It relies upon the perspective of a cultural critical theory. It analyses the writing produced by teachers coming from three teaching schools. I widens questions and it gives more tips on teacher's public policies.

curriculum; teaching knowledge; educational policies


DOSSIÊ - CULTURA E ESCOLA: SABERES, TEMPOS E ESPAÇOS COMO DIMENSÕES DO CURRÍCULO

Currículo e saberes docentes: o que aprendemos pesquisando leitura e escrita em três escolas de formação de professores* * Parte deste trabalho foi apresentado na 20.ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 1999 e parte na 10.ª Reunião do ENDIPE, Rio de Janeiro, maio de 2000. 1 A pesquisa teve apoio do CNPQ e da Faperj e se realizou no período de agosto de 1997 a julho de 1999. 2 LÜDKE e ANDRÉ (1985); ANDRÉ (1995); PENIN (1995); THIOLLENT (1980, 1984); CARDOSO (1986); CHIZZOTI (1991); DAMATTA (1987); FAZENDA (1992); FERRAROTTI (1982); GOODSON (1992); HELLER (1970, 1987); GINZBURG (1995); LÉLIS (1996), NUNES (1978). 3 OLSON (1997), CARRAHER (1986), SOARES (1985a,1985 b,1988, 1989, 1991, 1993, 1995, 1998), CHARTIER (1995), KRAMER (1993, 1995, 1996, 1998), KRAMER e JOBIM (1996), OSWALD (1997), BARREIROS (1996), BATISTA (1998). 4 Esses dados não foram analisados pela equipe da escola Branco. 5 Embora as observações sobre leitura e escrita tenham sido feitas em outros espaços das escolas e de seus contextos, os limites desse texto nos fizeram eleger a sala de aula como foco de análise.

Maria Luiza OswaldI; Sonia KramerII

IProfessora do Departamento de Educação da PUC-Rio e da Faculdade de Educação da UERJ

IIProfessora do Departamento de Educação da PUC-Rio e professora aposentada da UERJ. sokramer@edu.puc-rio.br

RESUMO

O artigo se baseia em pesquisa sobre leitura e escrita de professores. Fundamenta-se na perspectiva da teoria crítica da cultura. Analisa a escrita e a leitura de futuros professores de três escolas de formação docente. Amplia a reflexão com questionamentos e recomendações a respeito de políticas públicas de formação de professores.

Palavras-chave: currículo, saberes docentes, políticas educacionais.

ABSTRACT

This paper is based upon teacher's research on readings and writing. It relies upon the perspective of a cultural critical theory. It analyses the writing produced by teachers coming from three teaching schools. I widens questions and it gives more tips on teacher's public policies.

Key-words: curriculum, teaching knowledge, educational policies.

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  • *
    Parte deste trabalho foi apresentado na 20.ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 1999 e parte na 10.ª Reunião do ENDIPE, Rio de Janeiro, maio de 2000.
    1 A pesquisa teve apoio do CNPQ e da Faperj e se realizou no período de agosto de 1997 a julho de 1999.
    2 LÜDKE e ANDRÉ (1985); ANDRÉ (1995); PENIN (1995); THIOLLENT (1980, 1984); CARDOSO (1986); CHIZZOTI (1991); DAMATTA (1987); FAZENDA (1992); FERRAROTTI (1982); GOODSON (1992); HELLER (1970, 1987); GINZBURG (1995); LÉLIS (1996), NUNES (1978).
    3 OLSON (1997), CARRAHER (1986), SOARES (1985a,1985 b,1988, 1989, 1991, 1993, 1995, 1998), CHARTIER (1995), KRAMER (1993, 1995, 1996, 1998), KRAMER e JOBIM (1996), OSWALD (1997), BARREIROS (1996), BATISTA (1998).
    4 Esses dados não foram analisados pela equipe da escola Branco.
    5 Embora as observações sobre leitura e escrita tenham sido feitas em outros espaços das escolas e de seus contextos, os limites desse texto nos fizeram eleger a sala de aula como foco de análise.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      05 Mar 2015
    • Data do Fascículo
      Jun 2001
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