Open Journal Systems

Prática docente: considerações sobre o planejamento das atividades pedagógicas.

Áurea Regina Guimarães Thomazi, Thania Mara Teixeira Asinelli

Resumo


Este artigo analisa um dos aspectos da prática docente que é o planejamento de atividades pedagógicas. Mais especificamente, trata de verificar como um grupo de professoras do ensino fundamental, das redes pública e privada, planeja as atividades de leitura que desenvolve em sala de aula. Busca-se estabelecer a relação entre o “individual” e o “coletivo” na elaboração de tal atividade, que está diretamente relacionada à construção e a implantação do currículo. A análise permitiu agrupar as práticas em três categorias de professoras: as que planejam de forma individual, sem qualquer apoio, outras que são independentes, por opção e, finalmente, as que planejam de forma coletiva, compartilhando com outros professores ou com a equipe técnica da instituição escolar.

Palavras-chave


Planejamento e Avaliação Educacional; Currículo; Fundamentos da Educação

Texto completo:

PDF DOI