Open Journal Systems

Novas tecnologias, novas competências

Geneviève Jacquinot Delaunay

Resumo


O texto aborda a relação dos jovens e adolescentes com tecnologias, nem “novas”nem “velhas”, e sim instrumentos para informar e comunicar, divertir, auxiliarnos trabalhos escolares. Apesar de reconhecer a familiaridade dessa geração como que há de mais avançado em termos de tecnologia, aponta a necessidade de secompreender a complexidade desse novo cenário de aprendizagem, que envolveo aprofundamento de conceitos como interatividade e interação, linguagemnumérica, multimídia, internet e hipertexto. Na seqüência, faz uma análise docontato dos jovens com essa diversidade de meios, suas implicações no processocognitivo e suas conseqüências comunicacionais. Finalmente, reconhece quea aprendizagem é hipercomplexa e que – apesar de todo avanço científico – amáquina, mesmo interativa, não pode proporcionar ao indivíduo o aprendizadoque lhe proporciona a interação com outras pessoas.

Palavras-chave


educação e tecnologia; interatividade; aprendizagem; Education Technology; interactivity; learnning

Texto completo:

PDF DOI