Diretrizes para Autores
NORMAS PARA ENVIO DOS MANUSCRITOS
1. A submissão deve conter, no máximo cinco pessoas como autoras, sendo recomendável ao menos uma das pessoas com vínculo em Programa de Pós-Graduação.
2. Por política editorial, não aceitamos a publicação de mais de um artigo do mesmo autor (principal ou coautor) no período relativo a dois anos (24 meses, a partir da data da última publicação). Caso o autor envie mais de um artigo, consideraremos apenas o primeiro artigo enviado. No caso das edições especiais pode haver exceções.
3. Para submeter um trabalho a Divers@!, deverá fazê-lo por intermédio do Biblioteca Digital de Periódicos da UFPR. Caso ainda não esteja cadastrado, precisará criar login e senha de usuário. Acesse a página da Revista (https://revistas.ufpr.br/diver/index) e clique em “acesso”, na barra de menu superior. Uma nova página será aberta, na qual está localizado um link para cadastrar-se. Preencha os campos conforme solicitado e clique em “cadastrar”. Em seguida, receberá um e-mail com uma senha de acesso (que poderá ser alterada). Para o envio do artigo, ingresse como autor e obterá todas as informações necessárias.
4. Os trabalhos não devem ser identificados: nome do autor, titulação, filiação institucional e endereço são inseridos diretamente no sistema.
5. Formato e extensão: os textos devem ser redigidos em língua portuguesa e apresentados em “doc”, “docx”, “odt” ou formato compatível; os manuscritos deverão ter no mínimo 10 páginas e no máximo 20 páginas (formato A4, com margens superior 3 cm, inferior 3 cm, direita 2,5 cm, esquerda 2,5 cm; espaçamento entre linhas 1,5; fonte Times New Roman 12; alinhamento justificado; páginas devem ser numeradas consecutivamente. Estas dimensões incluem ilustrações, tabelas e referências bibliográficas completas). Para as citações, notas de rodapé e referências devem ser seguidas as especificações técnicas da ABNT (NBR-10520, NBR-14724, NBR-6023), respectivamente. As citações diretas com mais de três (linhas) ao longo do texto e as notas de rodapé deve ser utilizada a fonte 10. Utilize o Template para a escrita do artigo. <<Clique aqui para baixar o Template>>
6. Resumo e palavras-chave: Na página inicial, os artigos também devem apresentar um resumo com, no máximo, 250 palavras, acompanhado de sua versão em inglês (Abstract) e de três a seis palavras-chave, com tradução para o inglês (Keywords). As palavras-chave não devem conter termos utilizados no título do artigo. Abaixo do título original, apresentar sua versão em inglês. Cabe ao autor a correta tradução.
7. Caso o trabalho tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deve ser mencionada em nota de rodapé inicial, identificada por asterisco (*).
8. Podem ser submetidas contribuições originais no formato de artigos de pesquisa e artigos de revisão relacionados às temáticas da Revista Divers@!;
9. O envio do texto indica que o(s) autor(es) expressa(m) acordo e aceitação em relação as normas e implica na autorização para publicação;
10. Caso o(s) autor(es) queira(m) publicar novamente o(s) texto(s) em outro periódico, solicita-se que seja mencionado que a primeira publicação aconteceu na Revista Divers@!;
11. Os trabalhos representam o ponto de vista do(s) próprio(s) autor(es), explicitamente identificado(s) junto ao texto e não a posição oficial da Equipe Editorial da Revista Divers@!;
12. O recebimento dos textos não implica a obrigatoriedade de publicação. Os textos recebidos serão avaliados de acordo com as diretrizes da revista;
13. Não serão pagos direitos autorais aos autores dos textos publicados pela revista;
14. A Equipe Editorial compromete-se a dar uma resposta aos autores quanto à aceitação ou não dos artigos, por meio do sistema eletrônico. Em caso de aprovação poderão ser sugeridas modificações; em caso de recusa não serão comunicadas as razões;
15. Caso seja necessário os textos serão encaminhados ao(s) autor(es) para revisão, sendo esta de inteira responsabilidade do(s) autor(es);
16. Não serão aceitos para publicação textos que contenham termos ou ideias preconceituosas ou que exprimam pontos de vista incompatíveis com a filosofia de trabalho da Revista Divers@!.
Política de Ética:
A Revista Divers@! adota como política a validação de resultados que possibilitem a devolutiva para a sociedade não inferindo diretamente às questões que visam pelo processo vinculado ao Comitê de Ética em Pesquisa que envolvem seres humanos, no entanto, os resultados de pesquisas desta natureza implica a validação pelo referido comitê. Os resultados de entrevistas e questionários devem respeitar o anonimato. No que tange à explicitação no artigo de transcrições de entrevistas e publicação de fotos, a Equipe Editorial da Revista informa que são de total responsabilidade dos autores.