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A OFERTA DE CURSOS DO PROUNI E O MERCADO DE TRABALHO

João Marcelo da Costa e Silva Lima, Carlos Ragazzo, Leandro Molhano

Resumo


Neste texto, analisamos a atual distribuição de bolsas do Prouni por curso de graduação, para identificar quais as principais áreas de conhecimento que são contempladas no mercado educacional superior por esse programa e em que medida ele se compatibiliza com a necessidade de incentivar a formação superior em áreas de conhecimento consideradas estratégicas, o que é declaradamente prioridade para o próprio governo que o elaborou. Argumentamos que a path dependence pode explicar por que a Lei n. 11.096/2005, que instituiu o Prouni, insere-se no modelo institucional histórico de expansão de oferta de cursos de educação superior vigente até hoje no Brasil, focado em instituições de ensino privadas e caracterizado pelo subinvestimento em carreiras estratégicas para o desenvolvimento nacional.

Palavras-chave


Políticas públicas. Prouni. Educação superior. Path dependence. Cursos estratégicos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rfdufpr.v61i3.45019