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BIOSSEGURANÇA COMO AÇÃO EDUCATIVA: CONTRIBUIÇÕES À SAÚDE DO TRABALHADOR

Tatiana Pereira das Neves, Elaine Antunes Cortez, Carlos Otávio Fiúza Moreira

Resumo


Estudo de natureza teórico-conceitual que parte da premissa de que a educação é algo mais amplo e complexo do que
treinamento e adestramento, no qual, ao refletir a respeito as funções da educação e suas implicações, contribuir para melhor compreensão
de como a educação pode ajudar no cumprimento das normas de biossegurança e na melhoria das condições de saúde do trabalhador.
Concebe-se a biossegurança como ação educativa, ao invés de reduzi-la a treino e introjeção de normas. Quando se faz referência à
educação, alude-se à experiência conjunta, à atividade comum, algo que não acontece no treinamento.Acompreensão da biossegurança
como processo educativo implica em considerá-la não somente como um processo de aquisição de habilidades e conteúdos, pois a
idéia de educar implica em compartilhamento de ações, em levar em consideração as disposições, habitus dos agentes, e sobretudo em
conceber os agentes realmente como sujeitos da aprendizagem, envolvendo-os em sua totalidade, com suas diferenças e singularidades.
Tal compreensão da biossegurança permite também um avanço significativo, ou seja, a incorporação do saber dos trabalhadores, um
dos pressupostos fundamentais da saúde do trabalhador.

Palavras-chave


Biossegurança; Educação; Saúde do Trabalhador; Biosafety; Education;Worker’s Health; Bioseguridad; Educación; Salud del trabajador

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v11i1.5978