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EXPERIÊNCIAS DE ENFERMEIROS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM OLHAR SOBRE AS DIMENSÕES INTERAÇÃO E AUTONOMIA

Ricardo Bezerra Cavalcante, Tarcísio Laerte Gontijo, Lídia Trindade de Castro Silva, Cristiano José da Silva Esteves, Fabricia Almeida Diniz, Daniela Dias Vasconcelos

Resumo


Estudo de caso de abordagem qualitativa que buscou analisar as experiências de enfermeiros na modalidade a distância nas dimensões interação e autonomia. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 13 enfermeiros de uma Instituição de Ensino Superior em Minas Gerais, entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015. Utilizou-se da Análise de Conteúdo como técnica de análise. Verificou-se que a interação foi destacada por meio dos componentes diálogo e estrutura. O diálogo aconteceu, predominantemente, entre os próprios estudantes e na perspectiva da socialização e do aprendizado colaborativo. Quanto à estrutura, constatou-se a concepção de alta estruturação e o controle favorecidos pela maximização do aparato tecnológico. Na dimensão autonomia, o aprendizado se deu em rede e de forma colaborativa, potencializados pelas características: flexibilidade de horários/tempo/deslocamento, redução de custos e a decisão pela busca do aprimoramento. Conclui-se que a enfermagem tem encontrado na Educação a Distância possibilidades de avanços no conhecimento, entretanto a interação e autonomia necessitam serem maximizadas nestas experiências.


Palavras-chave


Educação a distância; Educação em enfermagem; Tecnologia da informação; Educação permanente.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v21i2.44756