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REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE AGENTES COMUNITÁRIOS: PISTAS PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE

Christiano Adson Barbosa Lima, Antonio Luís Parlandin dos Santos, Arlete Marinho Gonçalves, Elizabeth Teixeira, Horácio Pires Medeiros

Resumo


Estudo de natureza qualitativa teve por objetivo analisar a estrutura das representações sociais de educação em saúde de agentes comunitários de saúde da cidade de Oriximiná - Pará; adotou-se como referencial a Teoria das Representações Sociais, numa perspectiva estrutural. Os dados foram coletados por meio de evocação livre à expressão educação em saúde de 61 agentes comunitários de saúde, processados pelo software EVOC2003 e analisados por meio do quadro de quatro casas. Os resultados indicam uma estrutura representacional positiva, revelando como elementos centrais da representação os termos prevenção e orientação, e apontam-se questões para nortear processos de educação permanente. Conclui-se que as representações estão relacionadas à teia complexa que envolve o agir dos agentes comunitários em saúde.

Palavras-chave


Educação em saúde; Educação continuada; Agentes comunitários de saúde.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v17i1.26369