EFEITOS ADVERSOS DA QUIMIOTERAPIA ANTINEOPLÁSICA EM CRIANÇAS: O CONHECIMENTO DOS ACOMPANHANTES
Resumo
Estudo com o objetivo de identificar o conhecimento dos acompanhantes de crianças sobre os efeitos adversos
da quimioterapia antineoplásica. Tratou-se de uma pesquisa de natureza descritiva que avaliou os depoimentos de 25
sujeitos (acompanhantes) acerca do conhecimento sobre quimioterapia antineoplásica em crianças submetidas ao
procedimento. Os formulários foram aplicados por meio da técnica de entrevista realizada entre julho e agosto de 2005 no
ambulatório de um Hospital Universitário de Recife. Quanto aos resultados, três entrevistados relataram ter conhecimento
sobre quimioterapia, e os demais afirmaram desconhecer o tratamento. Foram relatados os seguintes efeitos adversos:
fadiga, anorexia, náuseas, perda de peso, dor e alopecia. Apesar da maioria dos relatos ter apontado os principais efeitos
adversos da terapia, a confecção de um panfleto explicativo sobre quimioterapia antineoplásica em crianças mostrou-se
uma estratégia adequada para a transmissão de informações.
da quimioterapia antineoplásica. Tratou-se de uma pesquisa de natureza descritiva que avaliou os depoimentos de 25
sujeitos (acompanhantes) acerca do conhecimento sobre quimioterapia antineoplásica em crianças submetidas ao
procedimento. Os formulários foram aplicados por meio da técnica de entrevista realizada entre julho e agosto de 2005 no
ambulatório de um Hospital Universitário de Recife. Quanto aos resultados, três entrevistados relataram ter conhecimento
sobre quimioterapia, e os demais afirmaram desconhecer o tratamento. Foram relatados os seguintes efeitos adversos:
fadiga, anorexia, náuseas, perda de peso, dor e alopecia. Apesar da maioria dos relatos ter apontado os principais efeitos
adversos da terapia, a confecção de um panfleto explicativo sobre quimioterapia antineoplásica em crianças mostrou-se
uma estratégia adequada para a transmissão de informações.
Palavras-chave
Criança; Quimioterapia; Enfermagem; Educação em saúde; Aprendizagem; Child; Drug therapy; Nursing; Health education; Learning; Niño; Quimioterapia; Enfermería; Educación en salud; Aprendizaje
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v14i3.16186