EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PERCEPÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Resumo
Estudo qualitativo realizado a partir do entendimento de que a educação em Saúde é um dos pilares do trabalho
do Agente Comunitário de Saúde-ACS. O objetivo da pesquisa foi conhecer a concepção deste tema por ACS. A amostra
foi não-probabilística por saturação. A técnica utilizada para análise dos dados foi o Discurso do Sujeito Coletivo. Após a
análise foram encontradas três ideias centrais nos discursos do ACS em relação à educação em saúde. O pensamento de
que educar é dar o exemplo, é dar palestras e orientações e a de que é algo difícil de fazer. Concluiu-se que o conhecimento
que os ACS têm de educação em saúde é pautado na concepção tradicional de educação.
do Agente Comunitário de Saúde-ACS. O objetivo da pesquisa foi conhecer a concepção deste tema por ACS. A amostra
foi não-probabilística por saturação. A técnica utilizada para análise dos dados foi o Discurso do Sujeito Coletivo. Após a
análise foram encontradas três ideias centrais nos discursos do ACS em relação à educação em saúde. O pensamento de
que educar é dar o exemplo, é dar palestras e orientações e a de que é algo difícil de fazer. Concluiu-se que o conhecimento
que os ACS têm de educação em saúde é pautado na concepção tradicional de educação.
Palavras-chave
Educação em saúde; Saúde da família; Saúde pública; Health education; Family health; Public health; Educación en salud; Salud de la familia; Salud pública
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v14i2.15627