Open Journal Systems

CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESAFIO PARA ATIVAR PROCESSOS DE MUDANÇA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Mariluci Alves Maftum, João Batista Campos

Resumo


Neste artigo é relata a experiência de tutoria a um grupo de oito profissionais de diferentes áreas da saúde e de cidades do país, ligados à formação superior. Trata-se de curso de especialização a distância na modalidade semi-presencial com metodologias ativas nas perspectivas problematizadoras. Nos momentos presenciais e a distância trabalhou-se com Situações Problema, de um caderno que continha 22 textos elaborados pelos organizadores e docentes do Curso, os quais relataram situações vivenciadas em seu cotidiano como profissionais de saúde. Do mesmo modo, trabalhou-se com Relatos da Prática, elaborados pelos especializandos a partir de suas realidades de atuação, denominadas "aldeia". Todas as Situações Problemas e Relatos da Prática selecionados pelos especializandos permitiram, segundo seus depoimentos, aprofundar os conhecimentos nas três áreas previstas na proposta do curso: educacional, cuidado, político-gerencial.


Palavras-chave


Educação a distância; Formação superior; Profissionais de saúde.Distance education; Superior Education; Health professionals. Educación a distancia; Formación superior; Profesionales de salud.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v13i1.11973