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CONHECIMENTO E PRÁTICA DO ENFERMEIRO NO CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICO

Lúcia de Fátima Silva de Andrade, Lígia de Oliveira Viana

Resumo


Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. A questão que norteou o estudo foi: Como as enfermeiras da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica adquirem conhecimento durante o processo de formação contínua no seu dia-a-dia? Possui como objeto de estudo a formação contínua das enfermeiras que atuam na prática da terapia intensiva pediátrica e como objetivo analisar como as enfermeiras aprendem na prática do cuidado à criança em estado crítico. O estudo foi realizado em uma instituição pública. Os sujeitos foram enfermeiras. A coleta de dados ocorreu através de entrevista semi-estruturada e observação participante. Os dados foram analisados através da análise temática. Os resultados mostraram que durante a prática, no dia-a-dia, existe aquisição de conhecimento e que o tempo é fator primordial para aquisição de novas competências.


Palavras-chave


Educação em enfermagem; Educação continuada; Enfermagem pediátrica.Nursing; Ongoing education; Pediatric nursing. Educación en enfermería; Educación continua; Enfermería pediátrica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v13i1.11952