Open Journal Systems

A difusão vertical na web social: o caso de "Heaven Can Wait" no Antville

João Pedro da Costa

Resumo


Introdução: Procede a uma análise textual da fruição participativa do Antville, a mais antiga e maior comunidade virtual de fãs do formato videomusical, à Heaven Can Wait de Charlotte Gainsbourg & Beck (2009). Método: Utiliza uma aplicação da teoria fundamentada em dados ao método etnográfico. Resultados: Os resultados principais da análise passam pelo enquadramento da referida praxis dos membros do Antville num tipo de fruição participativa “forense” geradora de uma forma eloquente de inteligência coletiva que, motivada por características producentes do texto videomusical. Conclusões: A estrutura verificada desencadeia um tipo de difusão passível de ser conceptualizada como “vertical”, isto é, como uma forma complementar das práticas difusoras “horizontais” mais comuns na Web Social (disseminação e propagação).


Palavras-chave


Web social; Vídeo musical; Difusão vertical na web; Difusão horizontal na web; Cultura dos fãs

Texto completo:

HTML PDF EPUB

Referências


BOURRIAUD, N. Postproduction: culture as screenplay. how art reprograms the world. New York: Lukas & Sternberg, 2002.

BRETON, A. Manifestes du Surréalisme. Paris: Folio Essais, 1994.

FISKE, J. The cultural economy of fandom. In: LEWIS, L. A. (ed.) The adoring audience: fan culture and popular media. London & New York: Routledge, 1992. p. 30-49.

FISKE, J. Television culture. 2nd ed. London & New York: Routledge, 2011.

GENETTE, G. Palimpsestes: la littérature au second degrée. Paris: Points, 1982.

HARTLEY, J. Television truths: forms of knowledge in popular culture. London: Blackwell, 2008.

HEAVEN can wait. Direção de: Keith Schofield. Intérpretes: Charlotte Gainsbourg & Beck. 2009a. Disponível em: http://vimeo.com/7703592. Acesso em: 16 abr. 2014.

HEAVEN can wait. Direção de: Keith Schofield. Intérpretes: Charlotte Gainsbourg & Beck. 2009b. Disponível em: http://youtu.be/CrWN0-MuK38. Acesso em: 16 abril 2014.

JENKINS, H. Convergence culture. New York: New York University, 2006.

LÉVY, P. Collective intelligence: mankind’s emerging world in cyberspace. Cambridge: Perseus, 2007.

MITELL, J. To spread or to drill? Just TV Blog, 2009. Disponível em: http://justtv.wordpress.com/2009/02/25/to-spread-or-to-drill/. Acesso em: 16 abr. 2014.

OLSON, K. K. Copyright in cyberspace: protecting intellectual property online. In: GAUNTLETT, D.; HORSLEY, D. (eds.). Web.Studies. London: Edward Arnold, 2004. p. 195-203.

SERAZIO, M. The apolitical irony of generation mash-up: a cultural case study in popular music. Popular Music and Society, v. 31, n. 1, p.79-94, Feb. 2008, 2008. Disponível em: http://mediaediting.wikispaces.asu.edu/file/view/28552270.pdf. Acesso em: 11 jul. 2014.

STRANGELOVE, M. Watching YouTube: extraordinary videos by ordinary people. Toronto: University Of Toronto, 2010.

SUROWIECKI, J. The wisdom of crowds. London: Abacus, 2004.

TAYLOR, J., BAKER, S., BENNETT, A. (eds.) Redefining mainstream popular music. New York: Routledge, 2013.

WOLLEN, P. Ways of Thinking about Music Video (and Postmodernism). Critical Quarterly, v. 28, n. 1/2, p. 167–70, 1986.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v3i1.41330

Apontamentos

  • Não há apontamentos.