Open Journal Systems

Informação & Globalização

Bem-vindos ao número 1, do volume 3, de 2014 da revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento que, apesar do pouco tempo de existência, está com classificação atualizada no Sistema de Avaliação Qualis Periódicos1 como B4 na área Interdisciplinar e Engenharias III, B5 na área de Ciências Sociais Aplicadas I, e C na área de Educação.

Com o avanço das tecnologias de informação e comunicação - no que diz respeito à velocidade de compartilhamento de dados e informações e à capacidade de armazenamento e gerenciamento dos sistemas de informação de suporte - percebe-se que “novidades” de uma parte do mundo são instantaneamente compartilhadas com “outras” partes do mundo. Por exemplo, nos intervalos dos jogos da Copa do Mundo no Brasil, diversos jornais nacionais realizaram clipping de notícias de jornais estrangeiros e, em questão de segundos, as pessoas puderam acessar “o mundo” online.

Da mesma forma, as pesquisas científicas (tais como teses e dissertações) que, há alguns anos eram, de certa forma, mais simples de serem realizadas - no sentido da amplitude dos recursos disponíveis para acesso ao que os outros centros estavam pesquisando - hoje lançam mão de um “panorama mundial” sobre determinado assunto.

Também, não apresenta uma novidade um docente/pesquisador, ao preparar uma aula/artigo estar, simultaneamente, participando de alguns dos 690 cursos disponibilizados por um dos 110 parceiros do Coursera2, ou alguns dos cursos de programação do CodeAcademy3 ou, ainda, alguns dos 35 idiomas do LiveMocha4.

Porém, ainda que as velocidades e quantidades de ofertas de oportunidades e atualizações tenham seu lado positivo, estas exigem um trabalho criterioso de escolhas e prioridades, o que cria em algumas pessoas a sensação de estarem sempre atrasadas ou “não adaptadas” a estas mudanças em um cenário globalizado.

Neste novo número da AtoZ inicia-se com o destaque à contribuição das professoras Ma. Cristina Vieira de Freitas e Maria da Graça de Melo Simões (ambas da Universidade de Coimbra) respondendo questões elaboradas por professores do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal de Goiás. A entrevista versou sobre atividades de gestão da informação, governança de dados, pesquisas e condições de mercado da área em Portugal. Portugal é novamente representado pelo artigo intitulado A difusão vertical na web social: o caso de "Heaven Can Wait" no Antville – a maior e mais antiga comunidade virtual do formato videomusical - no qual os autores apresentam resultados de uma aplicação da teoria fundamentada em dados ao método etnográfico.

O tema disseminação da informação está sendo abordado em dois artigos: Questão ética, controle e regulamentação da informação no webjornalismo colaborativo, voltado à questão preocupante da ética na Internet, com enfoque na colaboração de leitores em sites noticiosos, sendo este um dos grandes desafios que as empresas jornalísticas terão que enfrentar nos próximos anos; enquanto que o trabalho A disseminação da informação no Twitter: uma análise exploratória do fluxo informacional de retweets apresenta o processo de disseminação no serviço de microblog Twitter a partir dos retweets realizados por usuários, com o objetivo de criar um paralelo entre a disseminação de uma mensagem pelo microblog em relação aos aspectos teóricos da Teoria de Redes.

O artigo A pesquisa sobre o fazer pesquisa: uma análise de citação da literatura periódica em Ciência da Informação apresenta os resultados da análise de conteúdo e estudos métricos para contextualizar indicadores de produção, colaboração e citação na produção científica de autores da temática de metodologia de pesquisa na literatura de ciência da Informação.

Ainda neste número estão publicados três short papers derivados de pôsteres apresentados na 4ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto (CONFOA), que ocorreu em São Paulo no segundo semestre de 2013: o short paper Periódicos brasileiros e a fuga dos artigos científicos de alto impacto apresenta os resultados de aplicação de técnicas bibliométricas em um corpus de artigos da área de Odontologia, com o objetivo de verificar os motivos pelos quais o aumento de títulos de periódicos brasileiros indexados não está acompanhado com o aumento de citações recebidas; a segunda contribuição apresenta a Validação da eficácia da “política mandatória” em repositórios: um estudo de caso no instituto politécnico de Castelo Branco (em Portugal), e; no terceiro short paper, as autoras propõem a Definição de metadados para registros de áudio em repositórios digitais de acesso aberto na Biblioteca/CIR da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).

Finalizamos esse editorial desejando a todos os leitores um segundo semestre com muitos estudos e produções além de uma proveitosa leitura.

Profa. Dra. Denise Fukumi Tsunoda

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Interdisciplinar) em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação/SCSA/UFPR.

Membro do Conselho Editorial da AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento

AtoZ Novas Práticas em Informação e Conhecimento

http://www.atoz.ufpr.br

Universidade Federal do Paraná

Setor de Ciências Sociais Aplicadas

Curso de Gestão da Informação

Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III

Jardim Botânico

80210-170 - Curitiba, PR - Brasil

Fone: +55(41)3360-4389

Fax: +55(41)3336-4471

E-mail: revistaatoz@ufpr.br

Comitê Editorial

Dra. Patrícia Zeni Marchiori

UFPR, Brasil

Grupo Metodologias para Gestão da Informação UFPR/CNPq

Msc. Eduardo Michelotti Bettoni

Observatórios Sesi/Senai/IEL, Brasil

Grupo Metodologias para Gestão da Informação UFPR/CNPq

Msc. Andre Luiz Appel

UFRJ, Brasil

Grupo Metodologias para Gestão da Informação UFPR/CNPq

Dra. Helena Nunes Silva

UFPR, Brasil

Grupo Metodologias para Gestão da Informação UFPR/CNPq

Dra. Denise Fukumi Tsunoda

UFPR, Brasil

Editores de Seção - Artigos

Dra. Patrícia Zeni Marchiori

UFPR, Brasil

Grupo Metodologias para Gestão da Informação UFPR/CNPq

Msc. Eduardo Michelotti Bettoni

Observatórios Sesi/Senai/IEL, Brasil

Grupo Metodologias para Gestão da Informação UFPR/CNPq

Msc. Andre Luiz Appel

UFRJ, Brasil

Grupo Metodologias para Gestão da Informação UFPR/CNPq

Editores de Seção - Entrevista

Dra. Patrícia Zeni Marchiori

UFPR, Brasil

Grupo Metodologias para Gestão da Informação UFPR/CNPq

Msc. Eduardo Michelotti Bettoni

Observatórios Sesi/Senai/IEL, Brasil

Grupo Metodologias para Gestão da Informação UFPR/CNPq

Msc. Andre Luiz Appel

UFRJ, Brasil

Grupo Metodologias para Gestão da Informação UFPR/CNPq

Editores de Leiaute / Projeto Gráfico

Msc. Andre Luiz Appel

UFRJ, Brasil

Grupo Metodologias para Gestão da Informação UFPR/CNPq

Diagramação Web

Msc. Eduardo Michelotti Bettoni

Observatórios Sesi/Senai/IEL, Brasil

Grupo Metodologias para Gestão da Informação UFPR/CNPq

Colaboradores

Msc. Lígia Leindorf Bartz Kraemer (Normalização)

UFPR, Brasil

Dr. Mauro José Belli (Apoio Técnico)

UFPR, Brasil

Grupo Metodologias para Gestão da Informação UFPR/CNPq

Intelectus Ágil (Diagramação ePub)

Responsável: Adriane Ianzen Machado

Luis Antonio Borges Filho (Versão Capa)

Graduando em Gestão da Informação, UFPR, Brasil

Laboratório de Mídia Digital/CERVA

Avaliadores deste número

Msc. Andre Luiz Appel

UFRJ, Brasil

Grupo Metodologias para Gestão da Informação UFPR/CNPq

Msc. Augusto das Neves

UFPR, Brasil

Dra. Deborah Ribeiro Carvalho

PUCPR, Brasil

Dra. Denise Fukumi Tsunoda

UFPR, Brasil

Msc. Eduardo Michelotti Bettoni

Observatórios Sesi/Senai/IEL, Brasil

Grupo Metodologias para Gestão da Informação UFPR/CNPq

Msc. Frank Coelho de Alcântara

UP, Brasil

Dra. Helena Nunes Silva

UFPR, Brasil

Dra. Liliane Dutra Brignol

UFSM, Brasil

Msc. Murilo Artur Araújo da Silveira

UFPE, Brasil

Dra. Patrícia Zeni Marchiori

UFPR / DECIGI, Brasil

Grupo Metodologias para Gestão da Informação UFPR/CNPq

 

Ficha Catalográfica

figuras1

[1] <http://qualis.capes.gov.br/webqualis/publico/pesquisaPublicaClassificacao.seam>.

[2] <https://www.coursera.org/>.

[3] <http://www.codecademy.com/>.

[4] <http://livemocha.com/>.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.