Influencia de los juegos en la percepción del aprendizaje logrado y en la motivación a participar en clase: estudio de caso

José Antonio Garcia Arroyo

Resumo


Introdução: O objetivo desta pesquisa é estudar como uma aplicação de jogo, envolvendo temas ministrados na disciplina Planejamento Estratégico de Recursos Humanos - ministrada na Faculdade de Ecologia Humana, Educação e Desenvolvimento da Universidade Casa Grande/Equador - incentiva e motiva os alunos para participar das atividades em classe; e, como tal experiência afeta sua aprendizagem. Método: Nos semestre de aula dos anos de 2012 e 2013, os alunos foram estimulados a trabalhar em grupo e participar de desafios e atividades em sala de aula com o apoio de um jogo. Aplicou-se o questionário de avaliação padrão utilizado por toda a Universidade que visa medir as percepções da aprendizagem e inclui a metodologia de avaliação. Resultados: Os resultados mostraram uma relação positiva entre o uso da metodologia e os objetivos de aprendizagem atingidos, o que não foi só percebido pelos alunos, mas refletido em suas notas. Conclusões: Conclui-se que o uso de jogos incentiva e motiva os alunos a trabalhar em grupo, a participar ativamente em sala de aula, e a realizar atividades desafiadoras, inovadoras e interessantes.

Palavras-chave


Aprendizagem; Jogos educativos; Métodos de ensino

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v2i2.41323

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Mestrado Interdisciplinar em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação
ISSN: 2237-826X
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