Open Journal Systems

Rede de tecnologia do Amazonas: fonte informacional para tomada de decisão

Thiago Giordano de Souza Siqueira, Célia Regina Simonetti Barbalho

Resumo


Introdução: Debate os resultados de um projeto de Iniciação Científica sobre o fluxo da informação para a gestão empresarial a partir do serviço “Rede de Tecnologia” oferecido pelo Núcleo de Inovação e Empreendedorismo do Instituto Euvaldo Lodi. Método: A pesquisa caracterizou-se como exploratório-descritiva fazendo-se uso do método quali-quantitativo e empregando-se pesquisa bibliográfica e de campo. Resultados: Analisa a forma como os empreendedores da cidade de Manaus utilizam as informações fornecidas pelo serviço de informação em seu ambiente organizacional. Identifica as necessidades da demanda e de que forma as informações são aplicadas na gestão ou nos processos de inovação. Revela que a maior parte dos sujeitos da pesquisa é composta de microempresas com menos de um ano de atuação no mercado voltadas ao setor comercial. Conclusão: Evidencia-se a procura por informação mercadológica, seguido da procura por informação sobre criação/registro de empresa, bem como informação sobre fornecedores, em sua maioria com enfoque técnico ou mercadológico. Para parte dos sujeitos, a informação fornecida foi aplicada no estabelecimento do foco no negócio em que atua, existindo uma parcela de empreendedores para a qual o serviço não possibilitou aplicabilidade alguma devido às informações não apresentarem o resultado esperado.


Palavras-chave


Gestão organizacional; Informação para negócios; Serviços de informação; Rede de Tecnologia do Amazonas (RETEC); Instituto Euvaldo Lodi (IEL)

Texto completo:

HTML PDF EPUB

Referências


BORGES, M. E. N.; CARVALHO, N. G. de M. Produtos e serviços de informação para negócios no Brasil: características. Ciência da Informação, v. 27, n. 1, p.76-81, jan. 1998. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19651998000100010. Acesso em: 9 out. 2012.

BORGES, M. E. N.; CAMPELLO, B. S. A Organização da informação para negócios no Brasil. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 2, n. 2, p.149-161, jul./dez. 1997. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/5/418. Acesso em: 9 out. 2012.

CAVALCANTI, E. P. Revolução da informação: algumas reflexões. Caderno de Pesquisas em Administração, v. 1, n. 1, p.1-7, jul./dez. 1995. Disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/C01-art06.pdf. Acesso em: 9 out. 2012.

CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2008.

GLOBAL ENTREPRENEURISHIP MONITOR. Empreendedorismo no Brasil: 2010. Curitiba: IBQP, 2010. Disponível em: http://www.agenciasebrae.com.br/anexo_download.kmf?cod=314. Acesso em: 27 abr. 2011. Acesso em: 9 out. 2012.

MCGEE, J.; PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação: aumente a competitividade de sua empresa utilizando a informação como uma ferramenta estratégica. 18. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

RAMOS, H. C.; CARVALHO, F., CUNHA, M. B. Avaliação do uso do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas: um serviço de informação destinada à microempresa brasileira. Ciência da Informação, v. 35, n. 3, p. 255-269, set./dez. 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652006000300025. Acesso em: 9 out. 2012.

SEBRAE NACIONAL. Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil de 2003 a 2005. Brasília: SEBRAE/NA, ago. 2007.

SOUTO, L. F. Informação seletiva, mediação e tecnologia: A evolução dos serviços de disseminação seletiva da informação. Rio de Janeiro: Interciência, 2010.

VALLS, V. M.; VERGUEIRO, W. A gestão da qualidade em serviços de informação no Brasil: uma revisão de literatura de 1997 a 2006. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 11, n. 1, p, 118-36, jan./abr. 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362006000100010. Acesso em: 9 out. 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v1i2.41310

Apontamentos

  • Não há apontamentos.