Open Journal Systems

Bem Vindos à AtoZ!

A Gestão da Informação, enquanto atividade acadêmica no Brasil, surgiu a partir do pioneirismo na criação do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Com uma perspectiva interdisciplinar, que agrega conhecimentos da Ciência da Informação, Administração e Tecnologia da Informação, este Curso volta-se ao estudo da informação enquanto fenômeno social, econômico e tecnológico capaz de contribuir com as organizações em seus diferentes processos, produtos e serviços.

O universo da produção científica nas instituições de ensino superior é vasto, estimulante e complexo, devido às ramificações das matérias do conhecimento e aos modos de apreensão dessas matérias, uma vez que ao saber científico não se podem estabelecer fronteiras. O campo específico, para o qual se volta esta revista, a Gestão da Informação e do Conhecimento, apresenta especificidades devido à característica transdisciplinar com que atua nos campos teóricos e práticos ao romper os limites disciplinares para comprometer-se com a descoberta, a criação e aplicação do seu domínio como resposta as necessidades da sociedade.

Os canais para publicação da produção científica no Brasil, em diferentes áreas, voltam-se aos estudos desenvolvidos por pesquisadores experientes, enquanto aqueles menos experientes ou incipientes dificilmente conseguem publicar seus resultados. Neste sentido, a revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento tem como proposta possibilitar aos jovens pesquisadores a divulgação dos seus estudos (especialmente aqueles derivados de trabalhos de conclusão de curso e dissertações), cujas metodologias ou abordagens sejam inéditas. A produção da AtoZ tem caráter inovador ao propor, na plataforma OJS/SER, um espaço potencial para aplicação de conteúdos (e como laboratório de práticas) de diferentes disciplinas do curso de graduação em Gestão da Informação, em nível estratégico, gerencial e operacional da revista.

A entrevista sobre questões metodológicas em Ciências Sociais, com a professora doutora Leilah Santiago Bufrem abre o número inaugural da AtoZ. Os artigos publicados espelham o caráter interdisciplinar da área, com contribuições nos temas indexação e recuperação; produção tecnológica da Universidade Estadual de Londrina; metodologias para compartilhamento de conhecimento; plano estratégico em ambiente acadêmico; e mineração de dados.

O artigo intitulado indexação e recuperação de teses e dissertações por meio de sintagmas nominais utiliza uma ferramenta para análise de textos (OGMA) na extração de sintagmas nominais para indexação automática e recuperação de informações de teses e dissertações no Banco de Teses e Dissertações da Universidade Federal de Pernambuco.

O mapeamento da produção tecnológica da Universidade Federal de Londrina é realizado a partir do Currículo Lattes de 51 docentes da área de Ciências Agrárias.

O compartilhamento de conhecimento é investigado sob a perspectiva das metodologias: Investigação Apreciativa e Facilitação Gráfica, utilizadas no Global Fórum América Latina.

A aplicação de um Plano estratégico ao Grupo de Pesquisa Aplicada em Ciência, Informação e Tecnologia (GP-CIT) apresenta como contribuição o valor agregado a processos e decisões dando visibilidade ao Grupo.

A mineração de dados é utilizada na busca de conhecimento, ou seja, de encontrar padrões que relacionem a evolução do canto, a biologia e o micro-habitat  da família Thamnophilidae (Aves).

Pretende-se, ao se oferecer este primeiro número de uma nova revista, entre tantas já existentes no Brasil na área de Ciência da Informação, destacar seu enfoque diferenciado. Espera-se que seja um marco na divulgação de trabalhos de pesquisadores jovens e promissores.

Boa Leitura, e que esta o estimule a ser um colaborador na AtoZ!

Professora Drª Helena de Fátima Nunes Silva

Coordenadora do Curso de Gestão da Informação

AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento

http://www.atoz.ufpr.br

 

Universidade Federal do Paraná

Setor de Ciências Sociais Aplicadas

Curso de Gestão da Informação

Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III

Jardim Botânico

80210-170 - Curitiba, PR - Brasil

Fone: +55(41)3360-4389

Fax: +55(41)3336-4471

E-mail: revistaatoz@ufpr.br

Comitê Editorial

Dra. Patrícia Zeni Marchiori

UFPR / DECIGI, Brasil

Msc. Eduardo Michelotti Bettoni

UFPR / DETUR, Brasil

Dra. Helena Nunes Silva

UFPR / DECIGI, Brasil

Dra. Denise Fukumi Tsunoda

UFPR / DECIGI, Brasil

Editores de Seção - Artigos

Dra. Patrícia Zeni Marchiori

UFPR / DECIGI, Brasil

Msc. Eduardo Michelotti Bettoni

UFPR / DETUR, Brasil

Editores de Seção - Entrevistas

Andre Luiz Appel

Conselho Regional de Psicologia 8a Região (CRP-08), Brasil

Editores de Leiaute

Andre Luiz Appel

Conselho Regional de Psicologia 8a Região (CRP-08), Brasil

Diagramação Web

Msc. Eduardo Michelotti Bettoni

UFPR / DETUR, Brasil

Projeto Gráfico

Andre Luiz Appel

Conselho Regional de Psicologia 8a Região (CRP-08), Brasil

Colaboradores

Amanda Cristina Santos Costa (Diagramação)

Curso de Gestão da Informação / UFPR, Brasil

Prof. Javier Canzani Cuello (Resumos em castelhano)

Escuela Universitaria de Bibliotecología y Ciencias Afines (EUBCA) / Universidad de la República, Uruguay

Msc. Lígia Leindorf Bartz Kraemer (Normalização)

UFPR / DECIGI, Brasil

Luis Antônio Borges Filho (Logomarca)

Curso de Gestão da Informação / UFPR, Brasil

Dr. Mauro José Belli (Apoio Técnico)

UFPR / DECIGI, Brasil

Msc Viviane Helena Kuntz (Projeto Gráfico)

Laboratório de Mídias Digitais (LabMidi) / GPCIT/UFPR, Brasil

 

Ficha Catalográfica

figura1

Apontamentos

  • Não há apontamentos.