Open Journal Systems

ATIVIDADE ANTIFÚNGICA IN VIVO DO EXTRATO BRUTO DA LOBELIA LANGEANA DUSÉN, CAMPANULACEAE, FRENTE A UM PATÓGENO DA ERVA-MATE (ILEX PARAGUARIENSIS ST. HIL.)

Mirian M. CUNICO, C. A. ANDRADE, Obdulio Gomes MIGUEL, Marilis Dallarmi MIGUEL, C. G. AUER, A. GRIGOLETTI JÚNIOR, L. C. CÔCCO, C. I. YAMAMOTO

Resumo


Dentre as espécies vegetais da flora nativa brasileira, encontra-se a Lobelia langeana Dusén, erva comum nos estados do Paraná e Santa Catarina, conhecida como “lobélia”. Esta planta possui várias propriedades terapêuticas, inclusive a de substituto do tabaco. Um estudo foi desenvolvido para determinar sua fungitoxicidade, para participar de métodos alternativos de controle de fitopatógenos. Neste ensaio preliminar, avaliou-se o efeito de um extrato bruto da lobélia sobre a formação de lesões foliares causadas por Cylindrocladium spathulatum, em folhas destacadas de erva-mate. O extrato da lobélia inibiu em 48,9 % o desenvolvimento das lesões foliares. Este resultado mostrou que o extrato desta planta pode ser testado para o controle da pinta-preta da erva-mate, em condições de campo.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/acd.v7i2.9041