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NUTRICOSMETICS: AN INNOVATIVE CONCEPT.

Audrey Alesandra Stinghen Garcia LONNI, Bruna Fernanda Nunes RUIZ, Clisia Mara CARREIRA, Karina Fernandes RUIZ, Guilherme Henrique Dantas PALMA, Vanessa Francisquini GONÇALVES

Resumo


Devido à grande expansão do segmento de cosméticos novos produtos são lançados no mercado em velocidade acelerada. Para se destacar entre tantos lançamentos é necessário possuir um diferencial. Nos últimos anos este diferencial surgiu como um novo conceito de produto, os nutricosméticos. Conhecidos como pílulas da beleza são a combinação de alimento, cosmético e medicamento e promovem a boa aparência através de um organismo saudável. O grande diferencial dos nutricosméticos em relação aos cosméticos convencionais é que ele é administrado por via oral e não topicamente, por isso diz ser capaz de promover a beleza de dentro para fora. São suplementos alimentares que contém ingredientes ativos capazes de produzir variados efeitos no organismo como ação antienvelhecimento cutâneo, antiacne, redução da adiposidade cutânea, fotoproteção, antiqueda capilar, entre outros. Embora seja notável o esforço da comunidade científica em comprovar a eficácia destes compostos ainda se faz necessário muitos estudos nesta área, principalmente tratando-se da segurança destes produtos. Esta revisão tem como objetivo elucidar o conceito de nutricosméticos, bem como apresentar estudos clínicos que comprovam a eficácia de determinados compostos ativos. Esclarecer como a agência de vigilância sanitária (ANVISA) classifica estes novos produtos e qual é o perfil do consumidor e as estratégias de marketing para atingi-lo. Todos os aspectos desta revisão contribuem para um entendimento holístico do impacto deste novo conceito no mercado cosmético.


Palavras-chave


Tecnologia de Cosméticos; Tecnologia de Alimentos; Farmacotécnica

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/acd.v15i2.36722